sexta-feira, 19 de julho de 2013

Discurso de VITOR MARTINS - Candidato à Presidência da Câmara Municipal de Nisa



Em primeiro lugar quero agradecer a presença e generosidade de todos quantos estão nesta sessão pública de apresentação da candidatura da CDU às eleições autárquicas do próximo dia 29 de setembro.
Um agradecimento muito especial aos candidatos que comigo estão neste projeto, pela sua dedicação, competência, experiência de vida e principalmente pelo amor e carinho que tem por este nosso concelho.
É verdade! Por este nosso Concelho! Pois como dizia alguém “Nisa é para os Nisorros” é verdade! Mas Nisa, também é para aqueles que cá vivem, para aqueles que constituíram cá a sua família, que educam cá os seus filhos, que convivem diariamente, para os que cá fazem as suas compras diárias, que consomem os produtos deste concelho, que ajudam os outros quando lhe é solicitado, que participam nos eventos de cada associação, que se preocupam com o bem-estar de todos, que respeitam as ideias e os ideais de cada um e acima de tudo, o concelho de Nisa é para os que lhe querem bem e querem fazer o bem por este concelho.
Aceitei este desafio, de corpo e alma, não sou uma pessoa que ambicione o poder ou protagonismo, sou um homem do povo como todos os presentes nesta sala.
Fui questionado por muitas pessoas, na sua grande maioria, amigos, o porquê de aceitar este desafio e diziam eles, “Vítor tu tens o teu emprego, estás bem na vida …, és honesto de mais para a política…” e sabem qual foi a minha resposta? “Da uva também se faz vinho”.
Eu acredito no nosso concelho.
A classe política está desacreditada, por culpa de políticos e de políticas, comprometidas com interesses de grupos, ou particulares, por promessas puramente eleitoralistas, por jogos de palavras e tantos outros exemplos que todos conhecemos.
Está na hora de agir, aqueles que temos dignidade, que criticamos esses políticos e essas políticas, temos a obrigação, quando nos dão a oportunidade, de mostrar o nosso valor e mostrar que é possível ser político e continuar a ser sério, íntegro e honesto. E felizmente, também temos muitos exemplos desses bons políticos no nosso País.
Esta candidatura, que eu tenho a honra de liderar, integra homens e mulheres do nosso concelho, com provas dadas de cidadania, honestidade e de reconhecida competência nas suas áreas profissionais.
Vamos trabalhar em equipa, com todos e para todos, vamos aproveitar o melhor que há em cada um de nós. Ninguém é dono de todo o saber, todos temos muito que aprender e se soubermos ouvir os outros, se respeitarmos as ideias de cada um, o processo de decisão torna-se muito mais fácil e claro.
Esta equipa é constituída por pessoas das mais variadas áreas de formação e saberes, de diferentes gerações. Vamos construir uma obra, a obra do respeito pelos outros e a obra onde todos os munícipes são chamados a participar.
Assumi esta tarefa pelo dever de pôr ao serviço do meu concelho a experiência adquirida a nível profissional e por considerar que reúno as competências pessoais e profissionais indispensáveis à governação do Município.
Tenho consciência de que a tarefa não será fácil, pois vivemos, de facto, um período de muitas incertezas quanto ao futuro, mas temos a obrigação de defender a qualidade de vida das pessoas, de defender a continuidade dos serviços públicos de proximidade, de defender o emprego público e defender todos os trabalhadores desta autarquia.
Continuaremos a lutar pela reposição do conjunto de freguesias que foram extintas.
É este o maior desafio que vamos ter que enfrentar, com menos meios enfrentar e minimizar o impacto da crise no empobrecimento das famílias e das instituições do nosso concelho, manter, e melhorar, a qualidade dos serviços existentes e potenciar o desenvolvimento económico, turístico, cultural, social, educativo e desportivo do nosso concelho.
A CDU tem uma notável obra realizada no concelho de Nisa, mas ainda estamos no início da caminhada. Nesta hora de mudança: de pessoas e de ideias, carrega a obrigação de aproveitar o que de bom foi feito no concelho: Os bons projetos já implementados e a obrigação de não cometermos os mesmos erros.
De certo que também nós vamos errar! Também somos humanos! Quando temos 2 caminhos para percorrer e temos que optar por 1, podemos não optar pelo caminho mais certo, no entanto, na hora da tomada dessa decisão temos que ter a convicção que essa é a melhor decisão para o bem do concelho e dos munícipes.
Vamos aproveitar o que de melhor temos neste concelho, e temos tanta coisa boa! A principal, são as pessoas e a diversidade cultural do concelho. Em cada freguesia e em cada lugar deste concelho, existe uma cultura própria, toda ela, igualmente rica e única no País.
As freguesias e a descentralização de competências na gestão dos serviços de proximidade a todos os cidadãos. É um exemplo do que melhor se tem feito no Distrito, através dos protocolos, entre a Câmara Municipal de Nisa e as Juntas de Freguesia.
No momento em que se fecham Serviços Públicos, considero estratégico a continuidade dos protocolos com todas as Juntas de Freguesia, independentemente da sua cor política, tal como tem vindo a acontecer ao longo destes 12 anos.
Não posso deixar de referir:
A nossa GASTRONOMIA, com tantos pratos típicos (são exemplos: os maranhos, pezinhos de tomatada, feijões da festa, arroz de lampreia, sopa de peixe do rio, sarapatel, migas e sopas de cachola) os nossos doces (são exemplos: cavacas, bolos de canela, bolos dormidos, esquecidos, nisas, barquinhos, tigeladas, borrachões e rebuçados de ovos).
O nosso ARTESANATO, diversificado e essencialmente decorativo. A Olaria Pedrada, os Alinhavados, as Rendas de Bilros, as Frioleiras e as aplicações em Feltro.
Os nossos QUEIJOS E ENCHIDOS, queijo de Nisa e queijo mestiço de Tolosa e enchidos de carne de porco, produtos tradicionais de elevada qualidade.
Os nossos VINHOS e o nosso MEL DE ABELHA, também produtos de elevada qualidade.
O nosso PATRIMÓNIO HISTÓRICO E CULTURAL.
Os nossos PERCURSOS PEDESTRES, (Terra, Sol, Água, Pedra).
A ROTA DOS SABORES – ROTA DE SABERES.
Os nossos GEOMONUMENTOS:
- As portas Ródão;
- Blocos pedunculados de Arez-Alpalhão;
- Mina de ouro romana do Conhal do Arneiro.
As nossas TERMAS DA FADAGOSA DE NISA, vamos apostar no Complexo Termal da Fadagosa de Nisa. O desenvolvimento do concelho passa por uma aposta séria e dedicada em tudo o que temos de melhor neste concelho de excelência. O mais difícil está feito, a obra está construída, temos agora a obrigação de rentabilizar o investimento feito. Está em causa dinheiro do erário público, postos de trabalho, o desenvolvimento do nosso comércio local, restauração e turismo.
Vamos continuar a cooperar com as nossas Instituições Particulares de Solidariedade Social, pois a par do excelente serviço que prestam aos nossos idosos e crianças, dão emprego direto a 294 pessoas do concelho.
Vamos continuar a cooperar com todas as Associações, pois também estas, estão ao serviço da nossa população e estão a dar uma resposta que o Poder Central e a Autarquia não têm capacidade de dar.
Não esquecendo aqui a importância da ADN – Associação de desenvolvimento de Nisa, que engloba a ETAPRONI, para o desenvolvimento local e regional, nomeadamente, a sua importância para a inovação e criatividade, sendo responsável por um grande número de emprego de gente qualificada e jovem.
A relação estreita com as Instituições de Solidariedade Social, a inserção profissional de desempregados, o apoio aos jovens e idosos com programas sociais específicos serão prioridades de uma política municipal solidária e comprometida com o bem-estar social de todos e, em particular, com os mais desfavorecidos.
Quero ainda valorizar os jovens deste concelho, jovens que estão hoje mais preparados e mais ricos culturalmente, que qualquer outra geração esteve. Tudo farei para dar oportunidades aos jovens deste concelho, pois o nosso concelho precisa da garra e do saber destes jovens.
Eu acredito no nosso concelho, vamos agir em conjunto para construir um futuro digno para nós e para as gerações vindouras.
Chamo para o meu lado a equipa de candidatos da CDU à Câmara de Nisa:
• Maria de Fátima Dias, professora;
• Carlos Parreiras, delegado comercial;
• Ana Andreia Maia, professora;
• Pedro Carita, agente da proteção civil;
• Paulo Valério, operário florestal;
• António de Almeida Valente, operário aposentado;
• Raul de Almeida Brás, operador de apicultura;
• Maria Henriqueta Patrício, auxiliar administrativa;
• Maria da Graça Pinto, professora;

Também quero dirigir uma palavra especial de homenagem a todos os anteriores eleitos da CDU, à Câmara, Assembleia Municipal e Freguesias, cujo património de competência, serviço público e dedicação é um exemplo para todos nós.

Uma palavra especial também para os meus colegas da Segurança Social com os quais aprendi muito e tive o prazer de privar ao longo dos últimos 15 anos.
Afirmo com toda a clareza, e sem equívocos, que esta candidatura da CDU é a melhor para o concelho de Nisa.

E porque esta é uma candidatura de futuro mas também de afetos, quero dedicá-la à minha família que me apoiou nesta minha decisão 

Eu acredito que todos nós de braço dado: vamos agir e construir um concelho onde seremos, mas todos e mesmo todos, mais felizes!

Viva a CDU!

Viva o concelho de Nisa!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.